Por Luiz de França
A campanha para a corrida de 2010 ao Palácio do Planalto pode ainda não ser oficial no mundo real, conforme as regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na internet, e
ntretanto, a campanha já está a todo vapor. Blogs, comunidades em redes sociais, grupos e fóruns de discussão já são amplamente usados na defesa dos candidatos, e os usuários travam uma batalha para exaltar a imagem de seus concorrentes preferidos. Por enquanto, só quatro dos possíveis candidatos à Presidência da República têm espaço garantido entre os blogueiros. Se não lidera as pesquisas de intenção de voto, Dilma Rousseff, ministra-chefe da Casa Civil, é a campeã da campanha antecipada na internet: tem quatro blogs dedicados a ela e 67 comunidades no site de relacionamento Orkut. Os governadores José Serra (SP) e Aécio Neves (MG), ambos do PSDB, dividem os tucanos não só na disputa da indicação do partido, mas também na preferência dos seguidores do partido na rede, com um total de sete blogs e 68 comunidades; Concorrente de Dilma pela candidatura governista, o deputado federal Ciro Gomes (PSB) também é defendido por um blog e algumas comunidades.

Juventude - Alguns dos blogs vão além da simples divulgação dos trabalhos dos seus escolhidos e tentam influenciar inclusive na escolha da composição da chapa. É o caso do blog Serra Presidente 2010, em que é possível votar em quem deveria ser o vice de uma possível chapa encabeçada pelo governador de São Paulo. "Por enquanto quem está ganhando é o governador Aécio Neves, seguido pelos senadores Jarbas Vasconcelos (PMDB), Arthur Virgílio (PSDB) e Kátia Abreu (DEM)", diz Gabriel Vinícius Carmona Gonçalves, adolescente recém filiado à juventude tucana que participa do Movimento Eu Quero Serra Presidente em 2010. "O intuito do blog é ajudar Serra nas prévias", explica ele. O blog foi criado em janeiro deste ano sob a liderança de representantes da juventude do Democratas da Bahia, do PPS de Santa Catarina e do PSDB de São Paulo. Desde então, recebeu 2.000 acessos.
Para o deputado estadual de São Paulo Bruno Covas (PSDB), que preside a juventude nacional tucana, o uso da internet para começar a preparar o terreno para a campanha é um movimento natural. Ele acredita que o ambiente partidário não pode mais ser restrito aos políticos. "O jovem tem essa capacidade de ser revolucionário, é por isso que são eles que estão colocando a boca no mundo e chamando as pessoas para debaterem em um universo já familiar para eles, a internet." É com esse espírito que o estudante de Direito Caio Cézar Will Dias, de 18 anos, resolveu fundar há menos de um mês o Movimento Nacional Pró-Aécio, com mais dois amigos, um do Rio de Janeiro e outro de Minas Gerais. "Esse movimento surgiu porque nós não estamos satisfeitos com a política do país. Apesar de apoiarmos qualquer candidato do PSDB, achamos que Aécio tem uma visão mais jovem da política, que sabe debater."
Dias se diz inspirado na experiência do presidente americano Barack Obama, que utilizou a internet como ferramenta de divulgação da campanha para as prévias do partido Democrata dos EUA. "Foi graças à internet que ele conseguiu vencer Hillary Clinton na escolha do partido por sua candidatura e é dessa mesma forma que queremos ajudar Aécio nas prévias do PSDB, que deverá ser disputada com Serra." Além dos blogs que defendem claramente algum candidato, há diversos outros que, mesmo não declarando abertamente o seu intuito, preferem sempre divulgar os feitos recentes e notícias importantes sobre algum dos concorrentes - de preferência, em meio a outros assuntos, para tentar disfarçar a defesa de seu candidato preferido. Um exemplo: quem acessa o blog do presidente da juventude do PSDB de Minas Gerais, Reinaldo Oliveira Batista, verá sempre entre uma nota e outra as realizações do atual governador mineiro, que briga para superar Serra e disputar a eleição do ano que vem.

Com informações da Veja.com
Em nota, o Movimento Nacional Pró-Aécio agradeceu ao jornalista Luiz França pelo priviégio de ser um dos protagonistas em sua matéria. Outrossim, o MNPA parabeniza França e a Veja pela matéria de qualidade insquestionável.
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