segunda-feira, 18 de maio de 2009

Fernando Henrique afirma que Aécio e Serra têm iguais condições, admite prévias e diz que chapa puro sangue é precipitação

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou no domingo que os governadores José Serra, de São Paulo, e Aécio Neves, de Minas, têm iguais condições de disputar a vaga tucana na corrida presidencial. Fernando Henrique avaliou, em entrevista exclusiva ao GLOBO, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva adiantou o debate eleitoral de 2010 e que o PSDB não deveria precipitar-se, mesmo que a disputa entre os dois governadores termine em prévias no partido.


-Não tenho horror à prévia. Se for necessário, faz-se uma prévia. Os dois têm legitimidade. Isso só pode ser colocado mais adiante. É muito cedo. Acho que o presidente Lula precipitou o debate eleitoral. A meu ver, isso é mau para o país. Não temos que nos precipitar junto com ele - disse Fernando Henrique.


Para o ex-presidente, não há como fechar, agora, uma chapa tucana com Serra candidato a presidente e Aécio como vice.

- Isso é especulação. Neste momento seria prematuro (fechar a chapa para 2010). Ambos são possíveis candidatos.


O ex-presidente tem agenda nesta segunda-feira em Belo Horizonte e deve encontrar-se com Aécio, mas negou que vá tratar das eleições de 2010. Fernando Henrique disse que vai fazer uma palestra para jovens sobre o futuro do Brasil, mas que não é uma agenda política nem partidária.


- Tem de dar tempo ao tempo. A troco de que vou escolher um e não outro? Eu não tenho credenciais para isso; credencial quem tem são os eleitores do PSDB.


Para Fernando Henrique, também é especulação a idéia de viabilizar o terceiro mandato para Lula, alimentada por setores governistas e por grupos do PT.


- Tem uma outra especulação pior ainda, a do terceiro mandato. Não existe a instituição "terceiro mandato". Existe a reeleição. Se tem terceiro, tem quarto, quinto. E isso não é democrático. Pode ser que façam um balão de ensaio, mas não é possível uma coisa contra a democracia e o presidente Lula não tem um posicionamento contra a democracia. O país também não tem - disse ele, que afirmou acreditar nas declarações de Lula contra o terceiro mandato.
Para Fernando Henrique, não há chance de Aécio sair do PSDB para disputar as eleições em outro partido, mesmo que o candidato escolhido pelos tucanos seja José Serra:


- O Aécio tem lealdade partidária. Não tenho nenhuma dúvida quanto a isso. Conheço bem o governador, ele está fazendo o que tem de fazer. É governador de Minas, é um bom governador. Portanto, naturalmente, é candidato a presidente da República. Pelo seu partido, não por outro partido.


Na opinião do ex-presidente, os políticos, em Brasília, estão "desconectados" com a pauta dos brasileiros, que não estariam pensando em eleições.

- Brasília está muito desconectada do cotidiano. As pessoas não estão ainda preocupadas com a eleição. Estão preocupadas com emprego, com a crise, com a saúde, o trânsito, a violência. Essas são as questões do povo neste momento. Mais tarde, o povo vai se abrir para a eleição.


Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário